WarpCast 32 – Romhacks


Quem nunca jogou uma rom modificada? Difícil ter esquivado de jogos como Turma da Mônica, Sonic no Super Nintendo, Ronaldinho Soccer 97 ou até mesmo Super Mario 2. Para falar sobre estes e outros exemplos de romhacks, JP Moraes e Sidney Rodrigues recebem Japa e Tonim, ambos do Caipira Furioso e Super Game Brothers.

Então coloque a ficha no Street Fighter de rodoviária e venha ouvir!

Edição e vitrine: JP Moraes

RECURSOS
Download em MP3
Se inscreva via RSS
Se inscreva no iTunes
Ouça pelo Spotify


LINKS DO EPISÓDIO

Conheça o Caipira Furioso
Conheça o Super Game Brothers
Ouça o SGB POCKET #05: ASSINATURAS
Ouça o OVK061 – Alexandre Pagano – O Criador dos Games Brasileiros da Tectoy nos Anos 90
Ouça o WarpCast 13 – Turma da Mônica em O Resgate
Ouça o WarpCast 18 – Master System
Ouça o WarpCast 27 – International Superstar Soccer
Ouça o WarpCast 29 – Mortal Kombat

Previous ArticleNext Article
  • Tiago Ramos Melo

    No master system foi que conheci esse famosos romhacks…eram tantos que os citados aí no cast joguei, a Turma da Monica, o Geraldinho (achava engraçado um cara pelado era o personagem principal de um jogo e se não me engano foi com indicação +18), as versões torturáveis (mas sinceras pois o console não era maravilha) de Fifa, Street Fighter e MK, que mesmo jogando e sentir orgulho de jogar sem depender dos outros consoles, sofria nas jogabilidade. Adorava jogar as versões peruanas do campeonato brasileiro que pelo menos jogava com grandes clubes. Mas foi um tempo em que tentar “ser original” foi chutado no balde até amassar e quebrar e ainda por cima idolatrado por muitos gamers.

    • Pelado??? =O Tô chocado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Tiago Ramos Melo

        auhauhauhha pela capa do era isso. mas vendo no game nem repara kkk

    • Oda

      Execente!

      só tenho uma coisa a dizer!!! “SAQUE DO GOLEIRO!” hahaha

      Grande abraço Tiagão!

  • Uma rom hack descarada de Atari é o Tomboy, uma cópia DESCARADA de Pitfall, onde o herói é um cara de sunga. Foi lançada pela Rainbow Vision também em 1982. Pitfall foi lançado em Abril, Tomboy, mais pro final do ano. Tem outro clone de Pitfall, o Jungle Jane, com uma menina, mas é de 2003 – o que me indica que devem ter dezenas de clones deste Pitfall. Rom Hack é coisa antiga mesmo né?

    • Nossa, muito verdade isso!!!
      Põe antiga nisso, meu amigo =D

    • Oda

      Leandro, esse tomboy não foi um jogo promocional de um filme? Não tenho certeza..

      Naquela época a galera usava muito hack em jogos para transformar em jogo promocional, um grande exemplo é o Yo! Noid do NES que a Capcom fez para a rede de pizzaria Domino’s. Esse jogo é um hack da própria Capcom de seu jogo Kamen no Ninja Hanamaru lançado somente no Japão.

      Valeu pelo comentário mano!!

      • Oi Oda! Depois do meu comentário, dei uma pesquisada sobre Tomboy e não encontrei nada sobre promoção de filmes (o que não quer dizer que não seja). O filme “Tomboy” que achei dos anos 80 é de 85, 3 anos depois do lançamento, e sem qualquer ligação aparente.
        Encontrei o blog de um cara que marcava as diferenças do jogo (no que seria equivalente às sprites) e também a falta daquele muro de tijolinhos que tinha no Pitfall, o que facilita no jogo.
        Depois de muito procurar, eu acho que não possa ser chamado de Rom Hack e talvez nem de Mod. É muito provável que o jogo tenha sido realmente programado pela empresa. Ou rolou uma engenharia reversa e alterações pra pior…

  • Fábio Pacheco Alcantara

    Ah…essas nossas roms hack de cada dia.
    Realmente nos 8 bits foram um mar delas. Eu lembro uma do nes que não é tão conhecida ou famosa quanto as citadas.
    Shatterhand na versão EUA na sua versão original JAP é Tokkyuu Shirei Soul Brain, a diferença de uma para outra é basicamente de personagem, fases e mudança de um boss e detalhes simples que não alteram o gameplay.

  • Junior Xavier

    aquela rom modificada ou entao traduzida que fazia a alegria no gameboy.
    abs.

  • Bruno Dantas

    Duas inesquecíveis do SNES: Ayrton Senna F1, hack do jogo do Nigel Mansell e Pikachu que nunca descobri o jogo original.
    O jogo do Senna era realmente muito bom, mas o do Pikachu…

    • Muito bem lembrado! Essa do Pikachu pra mim é um grande mistério… vou até perguntar pra galera pq nao sei tb de onde veio

  • Fala galera! Mais um cast bem interessante! Pra quem começou nos consoles lá na década de 80 como eu já viu muita coisa referente ao assunto de roomhacks. Foi legal lembrar daquela época. Um dos primeiros casos que eu lembro foi de uma versão pirata de “Megaman V” que surgiu na época da revista GamePower (que eu colecionava), que era simplesmente uma roomhack do jogo Darkwing Duck.
    Recorte da revista:
    https://uploads.disquscdn.com/images/5f14bd6079527e9615775dca4bd3a482fa194a6a656851807f9a5cd0e80d3c7a.png
    Link do PDF da revista:
    https://drive.google.com/file/d/0B_rgbV1Aw5LgUWF6aTkteVdDZUU/view
    Como eu nunca tive consoles da Sega na época, conhecia pouco acerca da Tectoy, mas fora isso, vi muitas roomhacks que vocês levantaram no programa e joguei MUITO os “fliperamas de rodoviária”, hahaha! Mais uma vez obrigado pelo ótimo tema e parabéns a todos!